PARCERIA COM GOVERNO FEDERAL



Para diagnosticar as reais necessidades da população alagoana quanto aos recursos hídricos, o secretário Alexandre Ayres conseguiu um importante levantamento com dados e passou a atuar rapidamente na desburocratização de processos e assim garantir recursos federais para contratar programas como Água Doce (PAD), do Ministério do Meio Ambiente e Água Para Todos (PAT), do Ministério da Integração Nacional.


PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS


Conveniado junto ao Ministério da Integração Nacional, o Programa Água Para Todos está em plena execução em Alagoas. O trabalho é desempenhado em parceria com a Semarh e seu raio de atuação é nos municípios do Agreste e Sertão e tem contrapartida de recursos do Governo de Alagoas.

O programa consiste em implantar os sistemas de abastecimento simplificado que permite levar água encanada à porta das residências das famílias. A estrutura consiste na perfuração de poço artesiano para encontrar água, construção de um local para abrigar o sistema de dessalinização.

Dados da Semarh mostram que 15 sistemas de abastecimento simplificado estão em funcionamento em Alagoas, beneficiando mais de duas mil famílias, principalmente as que residem em comunidades distantes.

PROGRAMA ÁGUA DOCE

,

Proporcionar um consumo de água apta ao consumo humano é o principal intuito do Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente, desenvolvido em Alagoas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

O programa tem implantado, nas regiões Agreste e Sertão, sistemas de dessalinização. São máquinas que filtram a água salinizada e transformam 40% do líquido em potável.

Em muitos casos, a população residente em comunidades e assentamentos rurais distantes dos centros das cidades, passou ter água de forma diária. Diversas eram as famílias que dependiam, exclusivamente, da chegada dos caminhões-pipa para ter em suas casas baldes, galões e até cisternas com água.

O programa tem continuidade e segue chamando a atenção das gestões municipais que buscam efetivar parcerias para expandir os recursos hídricos nos municípios.




Secretaria do meio ambiente e dos recursos hídricos