Programa de Perfuração de Poços



Levar água a quem mais precisa, expandir os recursos hídricos a locais de difícil acesso e transformar todo esse investimento em benefício comunitário foram os pilares do Governo de Alagoas, por meio da Semarh.

Com recursos próprios do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, a Semarh saiu do campo teórico para o prático quando lançou, ainda em 2015, o Programa Estadual de Perfuração de Poços. O planejamento da Semarh consistiu em utilizar as duas perfuratrizes de propriedade do Governo de Alagoas e encaminhá-las aos municípios. O programa teve raio de atuação em todas as regiões de Alagoas, chegando a perfurar poços artesianos em 76 municípios.

Diversos poços ganharam um sistema de abastecimento com reservas de água, garantindo assim a facilidade no acesso a um recurso preponderante para o desenvolvimento social e econômico das famílias.

Em muitos casos, a população residente em comunidades e assentamentos rurais distantes dos centros das cidades, passou ter água de forma diária. Diversas eram as famílias que dependiam, exclusivamente, da chegada dos caminhões-pipa para ter em suas casas baldes, galões e até cisternas com água.

O programa tem continuidade e segue chamando a atenção das gestões municipais que buscam efetivar parcerias para expandir os recursos hídricos nos municípios.






Secretaria do meio ambiente e dos recursos hídricos